Olá!
No meu blogue já dei várias orientações para quartos de bebé, quartos de criança, quartos de casal, mas nunca abordei sobre quartos juvenis porque essa é uma fase de grandes mudanças, tanto para as meninas como para os meninos, e aquilo que adoram hoje algumas semanas depois já detestam.
Mas a pedido de alguns seguidores hoje faço o meu primeiro post sobre este tema:
Quartos Juvenis
Decorar um quarto juvenil não é tarefa fácil mas sem dúvida alguma que cada quarto juvenil projectado é um novo desafio cheio de graça e bastante aliciante. É tentar perceber o que o jovem pretende e gosta, é mergulhar na sua mente e perceber o quanto é adulto e ainda é criança, é viver por instantes as suas paixões e os seus ódios, interpretando tudo para o seu quarto.
Nestas idades e na maioria dos casos o quarto é o seu principal refúgio, onde ouvem músicas, estudam, navegam na internet, convivem com amigos mais próximos, por isso este espaço tem de ser prático, acolhedor e acima de tudo versátil e funcional.
O primeiro passo é perceber aquilo que o jovem gosta, como por exemplo cores, hobbies, filmes, desporto, etc, etc. Tente arranjar algo que lhe sirva de temática e de ponto de arranque para o seu projecto. Uma conversa aberta com o jovem irá facilitar muito o seu trabalho e nem pense logo no primeiro dia dar a sua opinião ou sugestão, deixe isso para depois, porque se o fizer só estará a tirar a importância ao jovem e este começa já por desanimar.
O segundo passo é pegar na planta do espaço e começar a idealizar. tente separar as áreas, definindo-as bem:
Zona de estudo / Zona de descanso / Zona de lazer / Zona de Vestir
Por muito mais pequeno que seja o espaço, acredite que é sempre possível ter as áreas divididas espacialmente.
É importante que o jovem sinta que no seu quarto consegue ter privacidade, que consegue estudar sem se distrair, que consegue descansar sem ser incomodado, e que consegue também se distrair e divertir no mesmo.
Em seguida faça a escolha cromática com base no gosto do jovem, assim já estará a seguir a orientação que lhe foi dada. Aqui só aconselho a não misturar muitas cores, não encha o espaço de cores fortes, porque para além de já correr o risco de o jovem um mês depois não gostar da cor, ainda corre o risco de o jovem ao fim de uma semana já estar farto do seu novo quarto, para não falar da questão da amplitude.
Opte por cores neutras, como o branco e o bege, conjugando com cores semi-adultas, que designo como cores que são utilizadas em espaços mais sérios e versáteis, retirando logo da paleta cromática aqueles tons visíveis nos quartos dos bebés.
Atenção! Esta minha teoria cromática não quer dizer que seja regra, mas por experiência própria a maioria dos adolescentes começam por banir as cores associadas á sua infância. Não o fazem por mal mas sim como forma de mostrarem-se crescidos.
O terceiro passo é muito importante porque irá começar a definir o quarto de dormir, que é a selecção do mobiliário e dos acessórios. Opte por um mobiliário neutro porque irá difundir-se no espaço e será menos cansativo com o passar dos anos e escolha um mobiliário modelado porque assim ganhará espaço para o resto.
Uma óptima forma para interagir com o jovem proprietário do quarto é levá-lo consigo quando for escolher os acessórios, assim este sentirá que o seu papel é importante para a remodelação do seu quarto.
O segredo para um bom projecto de um quarto juvenil é sentir que o espaço só por si é neutro e que o grande destaque fica para os objectos pessoais, que são esses que irão mostrar a personalidade do jovem.
Se tiver tudo isto, acredite que os objectos pessoais depois podem ser mudados sempre que um novo hobbie aparecer.
Crie um quarto que o adolescente possa sonhar ainda mais e se precisarem de ajuda já sabem que estou aqui para fazê-lo. Para mim é um enorme prazer poder ajudar-vos a orientar melhor a decoração do vosso lar consoante as vossas necessidades.
Deixo-vos algumas imagens para se inspirarem.
Espero que tenham gostado do meu post e desculpem ser um pouco logo.
Obrigada por partilharem o meu blog!
4Decor by Carsta
Sem comentários:
Enviar um comentário