sábado, 8 de junho de 2013

Hall de Entrada, o rosto do seu lar!!!

" A primeira impressão é sempre a que fica..."
Este é um dito popular já muito antigo e que se adapta muito bem ao tema que vou abordar hoje e que serve para qualquer lar:
 Hall de Entrada

O Hall de Entrada é o rosto de qualquer casa, é o espaço que dá as boas vindas a todos os que entram no lar, convidados ou moradores, e por ser um espaço de passagem é possível ser uma área um pouco mais ousada que o resto do espaço.
Pequeno, grande, estreito, largo, regular ou irregular o Hall de Entrada define o estilo do morador e é a partir deste espaço que se começa a contar uma história para o resto do lar.
É um espaço que necessita de personalidade, porque só assim torna o seu lar convidativo, transmitindo a todos bem estar, e de simplificação, porque este também é um local de apoio á entrada e saída da casa.

Quando falo em simplificação não é ter o Hall de Entrada despido mas sim prático, com algum mobiliário e acessórios decorativos para facilitar o seu dia a dia, como por exemplo ter uma zona para pousar as chaves do carro, colocar a correspondência, pendurar o seu casaco e/ou mala, colocar os sapatos se tem por hábito tirá-los quando entra em casa, entre outras coisas mais.

Como eu adoro dar-vos sempre uma ajudinha, deixo aqui algumas boas dicas para puder decorar ou re-decorar o seu Hall de Entrada da melhor maneira:

1 - Assuma o espaço que tem e não sobrecarregue. Se o espaço for pequenino, acredite que pode fazer algo muito prático e acolhedor, nem sempre dimensão é sinónimo de projecto perfeito. Pode optar por cores neutras ou então cores vivas.




2 - Como o Hall de Entrada é um espaço de boas-vindas, aproveite para brincar com alguns padrões porque ajuda a dar vida e personalidade ao espaço.


3 - Para tornar o espaço ainda mais interessante seleccione uma peça com design ou uma peça chamativa colorida, não tenha dúvidas que só isso já irá marcar a diferença.



4 - Se ao abrir a porta e tiver logo a sua frente uma parede, aproveite e tire o máximo de partido dessa situação. Pode colocar uns quadros, umas molduras com fotografias, papel de parede, espelhos (são optimos para hall de entrada pequenos porque dão a ilusão de mais espaço) que essa parede passará a ser o centro das atenções.




5 - Para simplificar as suas tarefas diárias de entrada  e saída do seu lar utilize algo no Hall de Entrada para a auxiliar, como por exemplo uma mesa de apoio, um aparador, até mesmo uns cestos, escolha bem o mobiliário com base nas dimensões que tem disponíveis.



6 - Muito importante é a iluminação, é necessário que esta zona tenha uma boa iluminação e até pode criar um ambiente diferente de todos os outros espaços, mas é necessário que esteja bem iluminado. Para além da iluminação de tecto pode acrescentar um bonito candeeiro com uma pequena luz de presença, torna o espaço acolhedor e sofisticado.


Penso que estas pequenas grandes dicas irão ajudá-la mas não se esqueça que não pode criar grandes contrastes entre a decoração do Hall de Entrada e o espaço que se segue, siga sempre uma linha e estilo de forma a que o espaço tenha coerência e não se torne confuso nem pesado.

Inspire-se e torne a entrada do seu lar doce lar ainda mais doce e mais catita!!!



2 comentários:

  1. Concordo em absoluto, mas e quando a entrada de casa dá directamente para a sala de estar e jantar? Como criar um elemento diferencial sem o efeito de biombo/ cubiculo?

    ResponderEliminar
  2. Quando o Hall de Entrada dá directamente para a Sala de Estar e Sala de Jantar não necessita criar uma "barreira" para diferenciar o espaço.
    Se o espaço for pequeno nunca crie uma barreira porque assim irá torná-lo ainda mais pequeno. Essa separação pode ser efectuada apenas com algumas "peças Chaves", como por exemplo um tapete mais arrojado e um belo Candeeiro de tecto ou entao uma diferenciação nas paredes que rodeiam a porta de entrada.
    Se o espaço tiver áreas bem generosas aí pode arriscar mais um pouco, utilizando algumas peças de mobiliário.

    O mais importante é que o seu hall de entrada, seja ele pequena ou grande, seja o rosto do seu lar por isso dê-lhe atitude e personalidade.

    ResponderEliminar