sábado, 19 de dezembro de 2015

Revista Açucar - Decoração Mesa de Natal

Bom dia !!!

Hoje é dia de ser publicado na Revista Açúcar do Jornal da Madeira a minha sugestão de mesa para este Natal.
Agradeço mais uma vez o convite feito pela querida Susana Figueiredo 
e espero que vocês gostem do que irão ver e ler.


Eu gostei muito do que vi e li, mas como o espacinho para o texto era muito pouco
 e eu sei que vocês gostam sempre de mais dicas e miminhos, 
aqui fica o post completo, com todos os passos que devem dar para ter uma mesa perfeita
 nesta quadra tão especial:

A verdade é que ter uma mesa de Natal fantástica é o desejo de qualquer bom anfitrião, mas decidir quais os itens decorativos a utilizar é um dilema bem maior do que o que cozinhar.

A mesa tem de estar á altura do acontecimento, não pode ficar como um aspecto secundário, e investindo um pouco de tempo, misturando objectos e cores natalícias e com uma boa dose de imaginação consegue proporcionar aos seus familiares um ambiente único e de sucesso.


Para este Natal a minha sugestão passa pela mistura de cores, padrões, texturas e formas, que tudo junto acaba por trazer classe e glamour ao espaço, mas lembre-se que aquela combinação cliché de verde e vermelho já não funciona, está mesmo out.

O primeiro ponto importante é como revestir a mesa. Deixe para trás as toalhas com bonecos e padrões industriais desta quadra porque essas só ficam bem na mesa do pequeno almoço para os de casa. Opte por uma toalha de uma cor só, modelo discreto porque essas oferecem charme á comemoração. Pode ser o dourado, o bege, o branco, entre outras mais, o importante é que esteja em sintonia com o resto do espaço, e sem medo coloque sob esta uma outra toalha de forma a que haja contraste. Eu todos os anos escolho uma toalha de Bordado Madeira, porque para além de serem bonitas e serem um orgulho para nós Madeirenses, trazem sempre sofisticação a qualquer mesa.


O passo seguinte é escolher o serviço que irá utilizar que pode ser de uma só cor ou ter padrão. Lembre-se que este ano a mistura e contraste de padrões está muito em voga, por isso optei por transportar essa nova tendência para a minha mesa.

Com uma toalha de cor bege, mais uma toalha de Bordado Madeira no mesmo tom e ainda ter um apontamento com outro panejamento de cor vermelha e bege como base desta mesa, sobrepondo um serviço de loiça azul e branco, parece algo estranho e até mesmo macarrónico, mas como pode ver nas imagens não é. O segredo está em agarrar todas essas cores e transportá-las para a parte central da mesa.

Os guardanapos para esta ocasião ficam sempre mais bonitos os de tecido, mas caso não tenha pode optar por uns de papel com a tonalidade pretendida. Para dar aquele toque especial coloque ou faça um porta-guardanapos e pouse ao centro do prato. Este ano optei por criar um porta-guardanapos com uma fita de cetim da cor do serviço de loiça, juntando a estes um pouco de vegetação que depois irá encontrar no arranjo do centro da mesa.


Aposte nos detalhes, nas peças decorativas, tais como castiçais, velas, pinhas, arranjos. Agora muita atenção, não faça arranjos altos e volumosos, opte por fazê-los baixos e compridos, de forma a não atrapalhar o diálogo dos convidados nem serem autênticas barreiras. Com estes detalhes pode misturar todas as cores que já estão colocadas na mesa trazendo ainda um apontamento de brilho, que neste caso foi o dourado.

Ilumine bem a sua mesa de jantar e pode utilizar como auxílio velas mas não abuse nas velas altas porque depois são autênticas barreiras visuais, utilize velas de tamanho reduzido porque trazem mais charme á mesa. E atenção evite velas aromáticas porque a mistura de diversos aromas acaba por tornar o ambiente desagradável.


Para esta mesa seleccionei vários elementos para o arranjo central, como azevinho, velas, anjos, pinhas, entre outras coisas mais, e deixei estes elementos expandirem-se até ás extremidades da mesa, de forma a não ter tudo concentrado no centro e ainda criar a ilusão de amplitude. Repare nas velas, são discretas e têm até um ar de usadas, mas a sua altura é perfeita.

O importante é que crie a sua mesa tendo em conta a dimensão que esta tem, uma decoração bonita tem de ser equilibrada e uma mesa apertada trás desconforto aos convidados.

Obrigada pela visita e pela partilha.
Bom fim de semana

4Decor by Carsta

Sem comentários:

Enviar um comentário